#30 - Esse ano eu vou correr
Chegamos em 2025 e vamos pra mais uma temporada dessa newsletter.
Na edição #7 da Não Sextarás eu falei das minhas metas pro ano novo. Uma delas era correr. Agora acabou a brincadeira, já estamos em 2025.
Não tenho planos de ser um atleta, nem de correr maratona e nem de ser um amador de corridas de rua. Eu só quero botar um tênis, sair da minha casa e correr até ter vontade de voltar.
Esse ano eu chego nos 40 - número assustador que divide a vida na metade - e já tem um tempo que meu corpo manda sinais que eu preciso me movimentar e preciso fazer isso com certa regularidade. Não precisa ser muito, nem nada demais, só precisa ser regular. Só preciso conseguir fazer disso um hábito. Depois que vira um hábito, aí a parada muda. É tipo juros compostos. Quero começar (já comecei) com três vezes por semana, 30 minutinhos por dia e ir evoluindo.
Ainda não consigo correr o tempo todo. Faço na maior parte uma caminhada e vou adicionando pequenos intervalos de uma corridinha leve. Pra ficar registrado pro futuro, meu ritmo médio tá em 10 min/km. Depois eu volto aqui pra contar a evolução.
Foi feito um estudo que diz que o ser humano é capaz de correr a mais de 60 km/h. Na teoria é fácil, né? Mas ninguém ainda chegou lá. Pra mim essa marca fica em 45 km/h, que foi a velocidade que Usain Bolt conseguiu atingir quando bateu o recorde mundial da prova dos 100m rasos.
Sabe quem correria mais rápido que isso. Um gato! Um gato doméstico por chegar a 49 km/h. Doideira!
Deixando os velozes pra lá, hoje a minha única meta dentro da corrida é conseguir ir três vezes por semana. Sou um homem simples. Uma coisa que tem me ajudado é não pensar muito antes de sair pra caminhar. Vi o Drauzio Varella contando que só bota um tênis e vai, sem pensar muito. Estou seguindo do mesmo jeito.
Outra coisa que vai me ajudar é que eu moro pertinho da praia, onde tem uma boa área segura pra corrida, com um monte de gente fazendo a mesma coisa, tem uma boa vista, vento e água de coco. A única coisa que não tem é desculpa pra não ir. Está tudo dado!
Bjs,
do seu amigo Téo Gump Costela.
📂 No episódio anterior…
#29 - Meu banheiro favorito
Não queria entrar na intimidade dos meus problemas estomacais/intestinais, mas preciso explicar pra minha fiel comunidade de leitores que na terça passada eu falhei com o texto semanal por culpa de alguma coisa que eu comi.
Também tô com essa meta pra esse ano. Sempre achei massa quem corre e sempre tive vontade. Esse ano botei na cabeça que vou me dedicar a isso, comecei os treinos e tô tentando manter a constância. Bora 👟👟